Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sexta-feira, novembro 04, 2011

1º Dia do XVIII Congresso Brasileiro de Microempresa é um Sucesso

Mesa_Completa
A XVIII edição do Congresso Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas começou nesta quinta-feira (3) com o auditório Manoel Bandeira, do Mar Hotel totalmente lotado. Aproximadamente 640 empresários de vários estados e município de Pernambuco participaram do evento.
Na Solenidade de Abertura, o presidente da COMICRO e da FEMICRO/PE, José Tarcísio da Silva saudou todos os participantes e fez um breve resgate dos avanços do segmento. Além disso,  frisou que as ME e EPP devem ser avaliadas de duas formas; uma antes da criação da Lei Geral e outra após.
“Muitos avanços foram obtidos pelo segmento com a chegada da Lei Geral. Um destaque deve ser dado ao Simples Nacional. Com a sua criação, o sistema tributário foi simplificado e desburocratizado, além disso, houve também a unificação dos impostos”, enfatizou Tarcísio.
As microempresas e empresas de pequeno porte, hoje, são o segmento que mais gera empregos e distribui renda. Hoje mais de 5 milhões de empresas são optantes do Simples Nacional.
Participaram da mesa de abertura os senadores Armando Monteiro e José Pimentel, os deputados Federais Pedro Eugênio, Pepe Vargas e |Taumaturgo Cordeiro, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, o presidente da FIEPE, José Corte Real, o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão, o diretor do Departamento de ME e EPP do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes, o presidente da AGEFEPE, Agnaldo Nunes, o presidente da OAB/PE, Henrique Mariano e os representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.
DSC_2960
        Painel I: Ações do Congresso Nacional para as Micro e Pequenas Empresas

Para dar início aos trabalhos do primeiro, os parlamentares José Pimentel, Armando Monteiro, Pepe Vargas e Pedro Eugênio apresentaram para os participantes as diversas ações, que o Congresso Nacional fez e vem fazendo a favor do segmento. Também foram convidados para compor a mesa o deputado Estadual, Sérgio Leite, a presidente da FEMICRO/CE, Dalvani Mota e o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick. O painel foi mediado pelo presidente da COMICRO e FEMICRO/PE, José Tarcísio da Silva.

O senador Armando Monteiro começou sua fala enaltecendo o trabalho do presidente da COMICRO. "O Tarcísio é um militante incansável em favor das micro e pequenas empresas. E tenham certeza que com ele o segmento só tem a ganhar". A respeito dos desafios do segmento, o senador ressaltou a questão das compras governamentais, que mesmo apesar de ter crescido, precisa ainda mais de visibilidade.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e também deputado Federal, Pepe Vargas falou das alterações da Lei Geral e do Empreendedor Individual. "O Super Simples foi criado em 2007 e proporcionou uma reforma tributária ao segmento das ME e EPP, simplificando o sistema tributário e diminuindo os impostos.", ressaltou.
Além disso, o deputado fez uma avaliação do crescimento das compras governamentais. Antes e depois da Lei Geral.  Em 2006, as ME e EPP venderam para o governo cerca de 2,6 bilhões. E após a criação da lei, que deu prioridade ao segmento, as ME e EPP venderam em 2010, cerca de 15,9 bilhões.

O deputado federal, Pedro Eugênio enfatizou a necessidade da organização e da representação das microempresas e empresas de pequeno porte. Outra ressalva feita por ele, foi a necessidade da COMICRO ocupar um assento no Conselho Deliberativo do Sebrae, visto que é a entidade que representa o segmento em caráter nacional.
O deputado Estadual de Pernambuco e coordenador da Frente Parlamentar no Estado, Sérgio Leite falou da importância de se ter este espaço em Pernambuco. “É a partir das Frentes estaduais, que as necessidades do segmento são traçadas e repassadas para Frente Parlamentar Mista”.
Já o senador José Pimentel abordou os desafios das microempresas e empresas de pequeno porte para o próximo ano. “Já conseguimos muitos, mas ainda precisamos batalhar por outras questões, como é o caso do tratamento diferenciado do IPTU das microempresas inseridas no Simples Nacional”, enfatizou.
Ao final do painel, o presidente da COMICRO homenageou os senadores Armando Monteiro e José Pimentel e os deputados Federais Pepe Vargas e Pedro Eugênio pelo trabalho que vem sendo realizado em favor das microempresas e empresas de pequeno porte de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Onde já estive