Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

domingo, julho 24, 2011

Unicamp pesquisa desenvolvimento econômico de Imperatriz


Vista aérea de Imperatriz-Foto: Josué Moura (Publicação livre, desde que citado o crédito do autor)

Os maciços investimentos em Imperatriz chamam a atenção de todo o país. Na manhã da última segunda-feira (18) o professor doutor Humberto Miranda, da Universidade de Campinas, esteve em Imperatriz para levantamento de dados sobre as diversas matrizes econômicas da cidade para embasar uma pesquisa de campo. Ontem, ele se reuniu com os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e fez uma visita ao prefeito Sebastião Madeira.

Humberto Miranda disse que a escolha da cidade para compor a pesquisa, foi motivada pela atual realidade econômica da cidade. Ele garante que Imperatriz passa por um momento único.

“Eu estou buscando municípios que vão receber o impacto ou que estão passando por mudanças devido a esse momento de crescimento do Brasil. Onde há expansão das fronteiras, da agropecuária ou [da extração de] minério. Imperatriz é um ponto fundamental, de conexão de várias dessas cidades e com influência forte nesta área chamada de pré-amazônia”, argumentou.

O professor acredita que Imperatriz passará por mudanças em seu padrão de desenvolvimento e urbanização, pois, atualmente, os investimentos estão menos centralizados. Para ele, é necessário pensar alternativas para aproveitar este momento da melhor maneira possível investindo, principalmente, na infraestrutura da cidade.

“As grandes metrópoles estão saturadas por uma série de coisas, mas, principalmente, devido ao custo econômico das grandes capitais, que é o que chamamos de ‘deseconomia de escala’. O investimento é menos eficiente quando a cidade incha muito. O trânsito não anda mais, a cidade perde mobilidade. Imperatriz precisa se preparar com antecedência para não sofrer com isso”, alertou.

Outro ponto tratado pelo pesquisador, foi a liderança que Imperatriz exerce no cenário estadual. Segundo ele, quanto maior o crescimento da cidade, maior a dependência dos municípios vizinhos. 

A pesquisa, segundo o próprio professor, terá um papel importante para pensar o papel de algumas cidades neste novo processo de desenvolvimento econômico, entre elas Imperatriz. O relatório final deve ser apresentado no mês de dezembro. (Comunicação)

Postado por Blog do Josué Moura

Nenhum comentário:

Onde já estive