Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

quarta-feira, abril 17, 2013

O jovem empresário Filippe Murta


Carla Dutra - Jornal Correio Popular

Hoje, pobreza e riqueza não são argumentos de sucesso. Eu não nasci em berço de ouro. Quando eu nasci, meu pai era caminhoneiro. Ele teve a trajetória dele, de construir sua história e, hoje, é um empresário extremante reconhecido”, relata Filippe Murta.
O segmento de sistema de segurança é um mercado que está em evidência em Imperatriz. São várias empresas que investem na área. Sendo pioneira no segmento, a empresa que tem 20 anos no comércio, Murta Imperatriz, começou a trabalhar com sistema de comunicação e, atualmente, oferece para os clientes sistemas eletrônicos de segurança, com diversos serviços: alarme, cerca elétrica, sistema de rastreamento. A empresa tem como proprietário Áureo Marcius Ramalho Murta, de 55 anos de idade, e o filho Filippe Augusto Veloso Barbosa Murta, 28 anos de idade, que é um forte apoiador no empreendimento.

Filippe Murta é um dos mais jovens empreendedores de Imperatriz. O rapaz, além de ser o braço direito do pai, em parceria com a esposa montou, há três anos, uma empresa no mesmo segmento e já mostra uma forte vocação para o negócio. O empresário Filippe é natural de Montes Claro, Minas Gerais. Trabalha há 4 anos com seu pai e, há um ano, está à frente dos negócios do pai.

Inovar com tecnologia é uma das estratégias utilizadas pela Murta para chegar à frente, diante da concorrência, “enquanto a gente observa que os outros segmentos, ou até mesmo o nosso, estão preocupados em copiar para poder se qualificar, nós inovamos para poder ter notoriedade”, revela o jovem empresário. Segundo Filippe, a empresa está sempre trazendo para o cliente sistemas modernos e qualificando melhor a equipe de funcionários para ter um bom respaldo no mercado.

“Muitas pessoas trabalham querendo alcançar o dinheiro, eu trato o dinheiro como ferramenta, ainda não tenho o suficiente do que eu quero. Então eu digo: Só quero ter dinheiro para ser feliz”.

Tecnologia, dinheiro compra, qualificação nem sempre o dinheiro compra. Então, pessoas e recurso humano de trabalho, isso é o diferencial da Murta”, revela o empresário, que acrescenta que muitos funcionários chegam à empresa sem nenhuma preparação e se tornam profissionais capacitados, e o resultado disso é o crescimento do empreendimento que presta serviço para grande parte da população da Região Tocantina. Além disso, muitos dos funcionários que já saíram da Murta montaram seu próprio empreendimento.

De acordo com Filippe, a Murta foi pioneira no segmento, e segue líder no mercado, mérito que se pretende carregar por muito tempo em Imperatriz. “Surgiu outros concorrentes, mas ainda estamos na liderança e, claro, respeitando o concorrente e levando a amizade com alguns deles”. Para se manter na liderança, é de suma importância se esforçar e fazer um bom trabalho, pois segundo o empresário, há um trabalho árduo todos os dias para se garantir como prioridade no mercado, “sucesso passado não garante sucesso futuro, por isso que trabalhamos muito, todos os dias, para que a empresa continue atuando bem e para que os clientes fiquem satisfeitos”, revela Filipe.

Seriedade no negócio é ‘pauta do dia da empresa’, pois para Filippe, um trabalho bem feito e respeitando a vontade e desejo do cliente é a parte fundamental da Murta. “Nos preocupamos com o melhor para nosso cliente, se estão satisfeitos com serviço prestado”, admite o empresário. É por isso que todos os sábados a empresa faz treinamento com os funcionários, visando acima de tudo, ‘a chave principal do empreendimento, o cliente’.

Pai– Por ter desde sempre orgulho do trabalho do pai, e para dar continuidade ao empreendimento que leva o nome da família, Filippe formou-se em Engenharia Elétrica. “Quando eu pensei em fazer Engenharia, eu pensei, claro, em trabalhar na Murta”. O jovem empresário afirma que teve oportunidade de atuar em diversas áreas mas, mesmo assim, optou por de dedicar à Murta.

Apesar de querer seguir os passos do pai, Filippe, que é o único filho homem e o único a optar pelo lado de empresário, se diz diferente do pai. “Eu tenho muitas diferenças de meu pai, às vezes temos opiniões diferenciadas, mas é isso que engrandece o nosso trabalho, pois a discordância de ideias ajuda a melhorar o trabalho”.

“Meu pai e minha mãe me deram todas as condições para estudar. Mas, garanto que isso não é o fator de sucesso”, acredita Filippe, que afirma que o sucesso se consegue em função de um grande esforço. Ele até dá exemplo de um colega de faculdade que era muito pobre, entrou na universidade por meio do Prouni e era considerado o melhor da sala, hoje, segundo Felippe, tem um salário que é melhor do que todos os outros que estudavam com ele.  “Hoje, a pessoa consegue sucesso independente de onde veio. A condição financeira não garante o sucesso de uma pessoa”, diz.   

Início- Quando ainda era Murta Divisão de Alarme, Filippe só tinha 13 anos de idade, e aproveitando para aprender um pouco do trabalho do pai, não sabia ele que seria a profissão de sua vida. Sempre que tinha treinamento com os funcionários na empresa, o nosso personagem sempre participava. “Com 13 anos, eu já estava envolvido com o trabalho da empresa, conhecendo, não por obrigação do meu pai, mas por gostar de tecnologia”. O jovem empresário revela que sempre teve o dom para atuar na área de tecnologia.

O jovem rapaz começou a atuar como empresário ainda com 21 anos, mesmo no meio de tanto empresários de renome na cidade, não foi motivo para desistir, embora alguns não acreditassem nele. O importante é que Filippe confiava em si. Segundo ele, muitos empresários da cidade, hoje, reconhecem o seu trabalho. “Eles são totalmente abertos e receptivos em se tratando de ser um jovem empresário. Isso é muito bom, pois os empresários estão vendo que os jovens têm seriedade para trabalhar”, conta.

Conjove- Filippe Murta atualmente é presidente do Conselho dos Jovens Empresários (CONJOVE) de Imperatriz. Sua jornada nesse grupo começou logo no início da implantação da equipe, em 2010, pois foi convidado para participar do grupo e, aos poucos, foi conhecendo os pilares do grupo, sua fundamentação e a forma de implantar o projeto. “Isso me fez encantar pelo projeto e isso me fez envolver mais e mais. Hoje, posso dizer que o Conjove é uma das minhas obrigações e tenho um imenso prazer de participar”.

Mercado– O mercado de segurança em Imperatriz está crescendo muito. “A gente consegue trabalhar na área e tem espaço para todos”, afirma Filippe e, segundo ele, ainda há pessoas que trabalham na área e não têm seriedade para colocar bons produtos no mercado. Além disso, trabalham de qualquer jeito, vendem produtos de forma autônoma. “Se o cliente for contratar o serviço de segurança, é melhor procurar empresa especializada”, aconselha. Conforme ele, o autônomo não dá segurança ao cliente como uma empresa especializada, pois além de vender o produto, essas empresas dão suporte em manutenção e estão abertas a qualquer falha que acontecer na instalação.

Empreendimento- Além de ajudar o pai, Filippe montou em sociedade com sua esposa a empresa Rota Rastreamento e ainda é sócio da filial Murta Grajaú que foi implantada naquela cidade. A Rota Rastreamento já tem três anos e tudo é fruto do conhecimento e pesquisa no mercado do jovem empreendedor. O empreendimento é administrado pela esposa. “Para abrir a empresa, busquei na minha esposa a parceria”, afirma.

Como Filippe é Engenheiro Eletricista, ele cuida de toda a parte de tecnologia da empresa e trabalha para crescer o empreendimento. “A empresa é nova no mercado e ainda está na fase de consolidação no mercado”, explica. Ele conta que tenta conciliar os trabalhos nas três empresas. “Abri uma empresa com minha esposa, é justamente para isso, administrar, cuidar do financeiro, exatamente para me dar liberdade para eu trabalhar na Murta, me dedicando um pouco à administração, a vendas e à técnica”, afirma Filippe sobre a importância da sociedade com sua esposa.

Busca pelo sucesso– Filippe não se considera um empresário de sucesso, mas atribui essa busca pelo crescimento no negócio, até mesmo no lado pessoal, à cobrança de seu pai e ao nascimento da sua primeira filha, que nasceu quando ele engravidou sua namorada no período de faculdade. “Quando eu vi o bebê, eu pensei, nossa... eu preciso criar essa menina. Se eu me esforçava, passei a esforçar-me o triplo, para não deixar nada a desejar para minha filha”, admite. 

Família- Todo sucesso, ou até mesmo a busca por ele, tem que ter o apoio da família. Para finalizar esse perfil, Filippe revela que o lazer com a família é um dos princípios para alcançar um bom trabalho no dia a dia. Segundo ele, é costume de sua família se reunir aos finais de semana, com almoço e, de certa forma, uma confraternização com os familiares. E para extravasar e acabar com o estresse, ele vai fazer trilha de jipe. “Isso é o que me ajuda, depois, a continuar a trabalhar. Pois tem que oscilar entre trabalho e diversão”, finaliza.  

Fonte: www.jornalcorreio.com.br

Nenhum comentário:

Onde já estive