Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

segunda-feira, abril 29, 2013

O comerciante Adelmo de Sousa


Carla Dutra - Jornal Correio Popular


José Adelmo de Sousa, proprietário do Comercial Vila Nova. Ele atua no mercado há 23 anos.
“Queremos sempre estar no topo para oferecer aquilo que a cidade exige, e a região também”
Natural de Buriti Bravo, chegando a Imperatriz há 48 anos, Adelmo casou-se e teve três filhos fruto dessa ralação. O empresário começou no ramo comercial no segmento de supermercado, ainda no bairro de Imperatriz Vila Nova, local que originou o nome do atual empreendimento: “Comercial Vila Nova”. “Aos poucos, fomos diversificando os produtos e aí passamos para o ramo de atacadista”, explica.
Hoje, nós trabalhamos fortemente na linha de material para escritório, material para papelaria, informática, suplementos para informática, brinquedos, utilidade doméstica, armarinho, materiais para festas e embalagens”, conta o proprietário. Adelmo revela que esses produtos oferecidos pelo comercial também são vendidos de forma atacadista no setor externo.
As vendas externas dos produtos são realizadas no sul do Pará, Sudoeste do Maranhão e em parte do Tocantins (Bico do Papagaio). “Nós atingimos em torno de 200 cidades, um raio de 400 km de Imperatriz. Dentre essas cidades, Imperatriz é a maior da região em relação à venda, pois tem um mercado atacadista muito forte”, acredita. Ele afirma que houve a oportunidade, então resolveu arriscar. “Hoje, continuamos com a venda externa e com venda de balcão, mas de forma atacadista, e a empresa é bem vista na cidade”, assegura Adelmo.
“Eu me considero bem sucedido, porque na realidade comecei muito pequeno, não sou grande empresário, mas também consegui chegar ao mercado e ficar até hoje. Isso é para mim uma vitória”
Para ele, trabalhar no mercado de Imperatriz não é muito fácil, porque o comércio é muito acirrado. “Em uma parte, tem dificuldades, e em outras partes tem facilidades, pois a concorrência é muito forte, mas em cima disso se tem o incentivo para a gente trabalhar e vencer a concorrência”, acredita o proprietário. Mas, para alcançar o mercado com notoriedade, o empresário já passou por diversos empecilhos, “a maior dificuldade foi a questão financeira, com um capital de giro muito baixo. Aí a gente fica impossibilitado de dar uma guinada mais forte por falta de dinheiro”, revela Adelmo.
Ele acredita que os empresários devem trabalhar com uma visão em que a necessidade do cidadão seja suprida e que o empresário deva trabalhar com muitas variedades, sendo  isso uma diferencial a mais diante do mercado imperatrizense. “Nosso forte é esse, muita opção para o cliente. Ele chega aqui e não sai sem comparar, pois temos uma diversidade grande de produto, e isso faz com que a gente tenha algum produto que vende”, ressalta. Ele acrescenta que é claro que os preços são competitivos, pois as margens de lucros não são altas porque a concorrência é muito grande, e isso faz com que a lucratividade seja pequena.
Adelmo entende que atualmente o mercado atacadista está na média de venda. “Então, precisamos vender o suficiente para suprir essas margens baixas”. Mas o que ajuda no lucro do empreendedor, são as vendas externas, “então isso dá um respaldo para a gente ter esse suporte para ter preço para competir com o mercado atual”, acredita acrescentando que “então a gente está de igual pra igual com nossos concorrentes”.
Para sair na frente na concorrência, Adelmo diversifica os produtos da empresa e afirma ter sempre produto de primeira qualidade. “O mercado é amplo, o que vai valer é essa diversidade”, acredita. Ele afirma que para facilitar a compra dos clientes na loja, trabalha com cheque pré-datado, boleto bancário e cartões de crédito. “Nós temos várias formas de pagamento, a pessoas escolhem a melhor maneira”, explica.
Futuro – De acordo com Adelmo, o mercado de Imperatriz não está estagnado, por isso quer crescer junto a ele. Com ampliação em suas dependências e mais novidades, pretende ir longe. “Queremos sempre estar no topo para oferecer aquilo que a cidade exige, e a região também”. Ele assegura, quando fala em atender os seus clientes, que pensa além do mercado de Imperatriz. Visa os clientes que fornecem produto de fora. “Sempre devemos ter novidades, o que surge de novo, temos que trazer para a loja”.
Comércio- Conforme afirmação de Adelmo, o comércio é muito rigoroso, por isso que não é para todo mundo. “Ele exige muito das pessoas e não dá retorno de início”, diz o empreendedor. No que tange à implantação do comércio no mercado da cidade, retorno financeiro não vem imediatamente, de acordo com Adelmo. “Então, você vai ter que trabalhar muito e esperar acontecer”. Uma dica do empresário para quem pretende montar um empreendimento é investir em produtos que realmente vão dar resultado. E para se ter um resultado em qualquer área, tem que ter no mínimo cinco anos de estabilidade. “Às vezes as pessoas não pensam assim, colocam a empresa hoje e já querem vender igual a um empresário que já tem 15 anos no mercado”.
Empreendedor– Para ser empresário, tem que ter confiança acima de tudo no que está fazendo. “Se tem perfil para trabalhar com o comércio, você tem que trabalhar e lutar para aquilo. Se vê que não tem, é bom nem entrar”, diz Adelmo.  De acordo com ele, o comércio exige muito do trabalhador. “Se você está ali, para se manter ou crescer no mercado é preciso lutar”, enfatiza. 

Fonte: www.jornalcorreio.com.br

Nenhum comentário:

Onde já estive