Carla Dutra - Jornal Correio Popular
“Quero que quando o cliente pensar em calçados, ele pense primeiramente em Mille Calçados. Ter essa marca consolidada no mercado”, sonho da proprietária Lindalva de Jesus. |
Já vamos para a 8ª edição do “Perfil Empresarial de
Imperatriz”. E nessa edição, o jornal faz o perfil da primeira empresaria
mulher, Lindalva de Jesus Machado, que há quatorze anos montou a loja Mille
Calçados. Segmento de calçados, voltados para público feminino e masculino. Uma
loja, que segundo a empresária, já está consolidada no mercado de Imperatriz.
Tudo começou quando Lindalva de Jesus ainda era vendedora da
loja “Busca Modas”. Ela iniciou como vendedora de roupas, logo após a loja
acrescentou no estoque, calçados. Lindalva passou 10 anos na referida loja, mas
devido um possível emprego em São Luis para seu esposo, a funcionaria que já
tinha chegado ao cargo de gerente, teve que pedir as contas para acompanhar o
companheiro. “Comecei como vendedora,
gerente, mas tive que pedir as contas porque meu esposo recebeu uma proposta
para ir para são Luis”, narra a empresária.
“Procuro dizer aos meus funcionários para dar ao cliente o que eles gostariam de ter. Uma vez que você se coloque no lugar do cliente, você percebe se é o tratamento adequado”.
Como ela tinha que
resolver a questão burocrática da saída do emprego, ficou em Imperatriz, e seu
esposo foi na frente. Acabou não dando certo, “meu esposo foi na frente, acabamos ficando aqui”, diz. Mas
Lindalva ainda tinha a opção de rever o pedido de demissão, no entanto,
preferiu deixar como estava. “Meu patrão
até perguntou se eu queria voltar, e optei em ficar da forma que estava”,
revela.
Porém, como tudo tem algum propósito, Lindalva viu nessa
demissão e na ida para São Luis, que não deu certo, o sonho de montar seu
próprio negócio. “Já que pedi minhas
contas, agora vou montar meu próprio negócio”, decidiu. A empresária que é casada e com duas filhas,
montou a Mille Calçados em 1999, que já tem 14 anos no mercado com muito prestígio
e reconhecimento. Atualmente a loja tem prédio próprio, onde se encontra o
escritório e o depósito, e conta com seis funcionários.
De acordo com ela insegurança é a palavra que descreve o
início da sua empreitada, quando iniciou o processo de instalação de seu
empreendimento. Ela ressalta: “no início
surgiu as inseguranças, até porque, tudo
é novo não sabemos como vai ser no futuro. Até então eu era funcionária, e ia
começar com essa função de patroa, daí veio as inseguranças”, lembra
Lindalva.
Para a nossa personagem, isso era fichinha diante da
experiência que já tinha no segmento. “Graças
a Deus eu já tinha um conhecimento sobre o setor, eu sabia em que estava
mexendo”, comenta. Além disso, fazer o que gosta também conta muito para
que o empreendimento dê certo. Ela afirma que na época gostava do que fazia,
como até hoje, “aqui entra a questão do
gostar do que faz, tudo que é feito com amor, tem tudo para dar certo”, conta o segredo
do sucesso da loja.
Na loja Mille Calçados, a prioridade é o cliente, todavia, o
funcionário é a chave do negócio, que ajuda muito para empresa ganhar
notoriedade no mercado. Segundo Lindalva, todos os seus funcionários podem
ficar bem à vontade na loja. Sentar, atender telefone, entre outras ações, porém,
tudo deve ser feito sem prejudicar o atendimento ao cliente. Descontração e boa
relação entre os funcionários é o que Lindalva estimula a ter em sua loja, pois
conforme ela, isso reflete no ótimo atendimento ao cliente. “Não existe mais o período em que o patrão é
taxado de coronel. Já acabou essa época. Tenho uma boa relação com meus
funcionários”, admite a empresária.
Se colocar no lugar do cliente é umas das dicas que Lindalva
dá aos funcionários, para que se faça um trabalho com mais eficiência e
qualidade, no qual deixe o consumidor feliz e que volte ao estabelecimento
sempre. “Procuro dizer aos meus
funcionários para dar ao cliente o que eles gostariam de ter. Uma vez que você
se coloque no lugar do cliente, você percebe se é o tratamento adequado”,
indica a empresária.
Quando se fala em sucesso e crescimento da loja, a empresária
declara: “Eu acredito que não existe um
segredo, acredito que todo dia tem um novo aprendizado”. Lindalva de Jesus
atribui o crescimento de sua loja ao que aprende todo dia com os clientes, do
feedback do cliente. Isso é um dos incentivos da jovem para todo dia trabalhar
com a sensação de que fosse o primeiro.
“Todo santo dia que saio de casa,
é como se fosse o primeiro dia. Eu gosto tanto do que faço que dou o máximo de
mim”, confessa.
Outra forma que para Lindalva tem dado certo na loja é
sempre procurar ouvir o cliente. Segundo ela, quando o comprador chega à loja,
muitas vezes já chega com uma opinião formada, ou então, ainda não sabe o que
quer. “Dependendo do que a gente ouve e
da conversa que temos, nós ajudamos o cliente a fazer uma boa escolha. A melhor
forma é ouvir o cliente”, garante.
Ter o pé no chão também é a garantia que a empresária tem
quando o assunto é cuidar da loja. Ela relata que quando vende bem, não se
empolga, pois no dia seguinte pode ser que não tenha boas vendas. E além do
mais, ela acrescenta que todo lucro que tem na loja, tem consciência que não é
dela, é da empresa, e deve ser usado a favor do empreendimento, mas tudo com
cautela. “Você deve saber que aquele
dinheiro não é seu. Tem que priorizar o que é de mais necessário e honrar com as
despesas da loja”, explica.
Família – Lindalva
não esteve só nesse sonho, pois seu esposo sempre a apoiou, “ele me deu muito apoio”. Além de
pensar em seu crescimento, Lindalva, também lembra em ajudar sua família. Ela
conta que desde início da loja, sempre teve alguém da família trabalhando com
ela, entre irmãos e sobrinhos. “É para dar oportunidade e ensinar um pouco
do que a gente sabe”, explica. Para ela, hoje para qualquer pessoa entrar
no mercado de trabalho é difícil, e abrindo as portas para as pessoas da
família, podemos ajudá-los ajudar futuramente.
Mulher empresária
– De acordo com Lindalva em sua caminhada no empresariado, não houve
preconceito, “até porque a mulher já
conquistou muito espaço, foram quebrados vários paradigmas”. E ela como
empresária acredita que pelo seu esforço, o empreendimento tem dado certo e a
tendência é crescer.
Mercado de trabalho -
De acordo com a empresária, Imperatriz está bem servida de lojas no
segmento de calçados. Ele atribui à queda nas vendas no ano de 2012, devido à
grande quantidade de lojas que foram abertas. Pois ela afirma que em 2011 as vendas foram
bem melhores. “Hoje observo que mercado
nesse ramo está bem apertado”. Contudo, para “Mille Calçados” ser o
diferencial no comércio de Imperatriz, a empresária garante que vai procurar
estar antenada as tendências do mercado. “Criar
estratégia de preço e modelagem, e se valer de várias estratégias para sair na
frente”, assegura.
Orientação – “Primeiramente pedir orientação a Deus,
segundo gostar do que faz e terceiro não brincar de abrir loja. Comece um negócio
sabendo o que realmente quer”, conselho que Lindalva de Jesus deixar para
as pessoas que pretendem montar um empreendimento na cidade.
Fonte: www.jornalcorreio.com.br
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