Evento de caráter regional acontece em outubro na cidade de Imperatriz e vai reunir produtores de leite e derivados e demais interessados na vasta programação de cursos, oficinas e palestras ofertadas.
Os preparativos para a realização do X Encontro Nordestino de Leite e Derivados – ENEL estão acelerados no Sebrae Maranhão. Com objetivo de obter a maior participação possível do público-alvo, a Gerência de Operações da instituição, juntamente com a equipe da Unidade Regional em Imperatriz, cidade que sediará o evento de 24 a 26 de outubro, já iniciou a divulgação do mesmo nos estados do Norte e Nordeste.
Foram realizados eventos de divulgação do X ENEL em Marabá (PA), Jaguaribe (CE), Natal (RN) e Sousa (PB). Amanhã, dia 24, a equipe do Sebrae-MA estará com os produtores de Recife (PE) e, na próxima terça-feira, 28, com os de Batalha (AL), repassando informações sobre a programação da décima edição do ENEL. Estão agendados para setembro, os estados de Sergipe, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás – apesar deste último não pertencer ao Norte e Nordeste, entrou na lista por ter um grande número de produtores de leite e de laticínios.
O Enel é destinado produtores rurais, indústrias de laticínios, empresários, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais em geral, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores interessados pela temática. O evento tem foco em inovação, tecnologia, gestão de negócios e mercado e foi criado pelo Sebrae, precisamente pelo Sebrae do Grande do Norte, com objetivo de ser um espaço de discussão para a melhoria contínua da qualidade do leite e derivados produzidos na região Nordeste.
A programação deste ano abordará as cadeias da Bovinocultura de Leite, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras. No pavilhão do centro de Convenções de Imperatriz integrará 48 estandes de empresas expositoras de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens.
O evento contará com os espaços “Cine Produtor” e “Olimpíadas do Empreendedor”, onde o participante poderá obter, respectivamente, conhecimento técnico sobre as cadeias produtivas que pautarão o evento, bem como noções sobre empreendedorismo. A programação também destaca um Encontro de Negócios, uma Vitrine de Produtos Lácteos – com a participação de 12 indústrias de laticínios com atuação nacional, regional e local – e um espaço Sebrae voltado para o atendimento a empreendedores.
“A décima edição do Enel é articulada desde o ano passado junto aos parceiros institucionais, com quem o Sebrae alinhou diversas ações em conjunto, inclusive a programação de capacitações, palestras e o pavilhão de exposição. Por meio da nossa Unidade Regional em Imperatriz, já foram realizadas também inúmeras reuniões com o setor hoteleiro da cidade e dos municípios vizinhos, no raio de 100 Km, no sentido de prepará-lo para hospedar as caravanas de produtores e missões técnicas que participarão do evento”, informa o gerente de Operações do Sebrae-MA, Mauro Borralho, que também é coordenador estadual da décima edição do Enel.
BOX 1:
Cronograma
Ações | |
Exposição de máquinas e equipamentos | 01 |
Palestras/mesas redondas/painéis | 60 |
Oficinas Tecnológicas | 20 |
Concurso de Lácteos | 01 |
Exposição de Animais | 01 |
Encontro de Negócios | 01 |
Vitrine de Lácteos | 01 |
Caravanas e Missões Técnicas | 20 |
BOX 2:
Contexto maranhense
No contexto da região Nordeste, o Maranhão apresentou destacado crescimento de 156% entre os anos de 1999 e 2008, com um salto de 143 milhões de litros em 1999 para 365 milhões de litros em 2009, atingindo o quatro lugar no ranking dos estados nordestinos. Imperatriz está dentro deste cenário de grande escala de produção e consumo de lacticínios: a cidade consome cerca de 10 milhões de litros de leite por ano.
“O ambiente favorável que atualmente se apresenta no Maranhão, aliado a uma articulada estratégia estadual de desenvolvimento do setor produtivo de Leite e Derivados, propicia a realização deste importante evento técnico e mercadológico no estado. Será uma grande oportunidade para quem faz parte dessa cadeia produtiva de participar de capacitações, realizar negócios, conhecer as novas tecnologias do setor e, assim, melhorar a qualidade e competitividade dos produtos lácteos no estado e na região Nordeste”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo.
SEBRAE/MA escritório Imperatriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário