Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sexta-feira, agosto 31, 2012

FECOIMP 2012 UMA OPORTUNIDADE DE NOVOS NEGÓCIOS


FECOIMP amplia canais de comercialização

XII Feira multissetorial do Maranhão a constar do Calendário Brasileiro de Exposições & Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC


Realizada anualmente desde 2001 pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fecoimp tem como foco principal promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria, serviços locais, regionais e nacionais.
O momento econômico promissor vivido no Estado do Maranhão e a ampliação e o fortalecimento das parcerias farão da décima primeira edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – Fecoimp, um evento especial. A Fecoimp é uma oportunidade única de divulgação dos nossos produtos e serviços, além do que podemos propagar a missão e os valores da empresa.
Evento de referência regional, a Fecoimp é a primeira Feira multissetorial do Maranhão a constar do Calendário Brasileiro de Exposições & Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. A ACII desde já planeja com muito esmero a décima segunda edição da Fecoimp.

Fecoimp recebe expositores de vários pontos do Brasil

Duzentos estandes fazem da Fecoimp uma mega feira de eventos, que abre espaço para empreendimentos de vários cantos do País. Segundo balanço das últimas edições, 20 Estados já foram representados na exposição.
Em 2011 a realidade se repete. O gerente geral da empresa de capacetes Master Plug, Sidnei Ferri, por exemplo, veio de Diadema, no interior de São Paulo, e participa pela primeira vez da feira. “Embora não tenhamos uma filial aqui, mantemos oito revendas em Imperatriz e mais cinco em Açailandia, ou seja, vemos um grande potencial”, destaca.
Também da região Sudeste outro estreante da feira é o grupo mineiro Mastermaq Softwares. Com um ano exato na cidade a empresa já contabiliza 160 clientes na região sul do Estado. “No ano passado chegamos em Imperatriz justamente durante a feira e só pudemos participar como visitantes, agora voltamos e como expositores já estamos colhendo frutos”, comenta.
Do Estado vizinho, Tocantins, a empresa MaxData montou uma filial em Imperatriz há sete meses. “Depois de quatro anos estudando o mercado resolvemos investir”, diz o responsável pela empresa. Na feira, os estandes podem ser visitados a partir das 17 horas.

Fecoimp 2012: ACII já comercializou 80% dos estandes

Com um mês antes da realização da 12° Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), já havia comercializados cerca de 80% dos estandes. Ainda restavam 20% dos 180 estandes comercializados nesta edição. Os interessados em expor seus produtos na maior feira multissetorial do Maranhão podem adquirir seu estande no Palácio do Comércio ou pelo telefone: (99) 3525-3400.
A organização da 12° Fecoimp intensifica os preparativos para ajustar os últimos detalhes da feira. A programação do evento está sendo finalizada, a divulgação nas TVs e veículos de comunicação já iniciaram e o café da manhã com expositores e a imprensa foi realizado dia 28 de agosto.
Este ano, a Fecoimp acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, no Centro de Convenções. A exemplo da edição anterior, a feira terá o Salão do Automóvel. O espaço foi criado em 2011 na parte externa do Centro de Convenções para a exposição dos veículos das concessionárias e obteve uma ótima receptividade do público.
Nas cinco primeiras edições, a feira recebeu mais de 800 expositores de 11 estados e atraiu cerca de 200 mil visitantes. Entre a 6ª e 11ª edição foram cerca de 50 mil visitantes, em cada edição, e uma média de 200 empresas.
O presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Euclides Viêra, comenta o sucesso da Fecoimp na região. “Somos privilegiados com esta feira. Ela já faz parte do calendário nacional de feiras e temos recebido expositores de todo Brasil. O volume de negócio nas edições anteriores girou em torno de dois milhões de reais, nesta não vai ser diferente”, garantiu.
Parceiros - A Fecoimp 2012 é realizada em parceria com o Sebrae, Governo do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz, Banco da Amazônia, Grupo Mateus, Banner.com, Vale, Bradesco, Alumar, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Banco do Nordeste, Governo Federal, Suzano Papel e Celulose e Caixa Econômica.

A programação da feira inicia no dia 10 de setembro com a realização de palestras e oficinas e segue até o dia 15. No dia 12 de setembro acontece a solenidade de abertura da feira no Centro de Convenções.
Uma das palestras de destaque desta edição da Fecoimp é a do conferencista nacional Dill Casella. Com o tema “Fazer acontecer! Desafiando o nosso futuro”, a palestra objetiva promover mudanças comportamentais através do entretenimento e provocações para reflexão.
Ainda, a programação da feira conta a apresentação do espetáculo teatral “João da Boa Morte- Cabra marcado para morrer” do Grupo Argumento Cênico, da Companhia Sesc Street Master e de shows com artistas da terra.
Também, a exemplo da edição anterior, a feira deste ano terá o Salão do Automóvel na parte externa do Centro de Convenções. Serão montadas seis tendas para a exposição dos veículos de concessionárias. Dentre as empresas confirmadas no espaço estão: Umuarama, Fuji, Nautica e Nissan.
 Além do Salão do Automóvel, a 12° Fecoimp contará com a presença de 180 estandes distribuídos na parte interna do Centro de Convenções. “Os estandes estão todos comercializados. Houve uma procura muito grande! E com certeza essa Fecoimp irá superar as edições anteriores. Acreditamos que os negócios desta edição devem ficar em torno de dois milhões de reais”, afirmou o presidente da ACII, Euclides Viêra.
Inscrições
Os interessados em participar das palestras e oficinas da 12° Fecoimp podem se inscrever no Centro de Convenções, localizado na Rua Hermes da Fonseca, s/n°, Centro. O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone: (99) 3523- 3827.

Dicas


EXPOSITORES | FECOIMP

LEIA ATENTAMENTE O CONTRATO, ESTAS DICAS E O REGIMENTO INTERNO.

DIVULGACÃO
- Divulgar a funcionários, clientes e fornecedores a participação na Feira.
- Preparar uma relação e enviar convites aos principais clientes, fornecedores, empresários e parceiros comerciais.
- Preparar o materialde divulgação e promoção no estande, tais como folhetos, informações para a imprensa e brindes, entre outros.

OPERACIONALIZACÃO
- Pegar suas credenciais com antecipação para evitar transtornos.
- Providenciar a decoração do estande, obedecendo às normas e aos prazos de montagem.
- Definir os produtos e/ou serviços a serem expostos.
- Preencher os formulários e enviar à Direção da Feira, nos prazos estipulados.
- Observar atentamente o Anexo de Energia Elétrica e preencher corretamente todas as informações necessárias, dentro do prazo estipulado.
- Contratar serviço de limpeza para o interior de seu estande, caso necessário.
- Preparar sistema de cadastro para avaliar a visitação ao estande.

PESSOAL
- Selecionar e treinar a equipe de atendimento no estande.
- Contratar recepcionistas, definir seus uniformes, postura de atendimento e horário de trabalho.
- Providenciar o transporte de ida e volta do pessoal e dos produtos e equipamentos.

FUNCIONAMENTO
Chegar, no máximo, uma hora antes da abertura da Feira para checar se está tudo em ordem e nunca sair antes do horário de término ou enquanto houver um grande número de visitantes presentes no evento.
- Cuidar dos seus pertences pessoais, principalmente portáteis.
- Conhecer a planta geral da Feira, bem como os acessos aos banheiros e à coordenação.
- Estar atento a qualquer modificação que porventura possa ocorrer para o bom andamento da Feira.
- Comunicar à Direção toda e qualquer irregularidade que possa vir a ocorrer durante os dias de funcionamento da Feira.





ENCONTRO REGIONAL DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.




ENCONTRO REGIONAL DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.


OBJETIVO
Criar um espaço para serem discutidos com as microempresas as diferentes formas de se desenvolverem e manterem-se vivas no mercado competitivo de nossa região.

JUSTIFICATIVA
As microempresas precisam ter um espaço diferenciado para desenvolver sua autoestima e valorização como um agente de desenvolvimento regional o encontro   vem com esse objetivo central .

PÚBLICO ALVO
Empreendedores e estudantes de diversos cursos que tem como objetivo criar um negócio.

METODOLOGIA
Serão realizadas palestras e apresentações direcionadas para as microempresas da região tocantina com dicas de como manter sua empresa viva.

Dados do Evento

Tema central: Como Manter viva sua empresa
Data: 14 e 15 de setembro 2012  Horário: 19h às 22h
Local: Primeira Igreja Batista ao lado do Centro de Convenções.

14/09/2012
·         19:00 as 20:30 Você é o seu Negocio: Como manter uma postura empreendedora
o   Palestrante: Antônio Madiflavio de Oliveira Ferreira – Presidente Amicro Imperatriz e Consultor da Mad Soluções Ltda.
·         20:30 as 21:00 Workshop:  Boas práticas de higiene na alimentação  –  Turma de nutrição da Unisulma
·         21:00 as 22:00 Marketing e Eventos: A divulgação como trampolim para as vendas
o   Palestrante: Antônio Madiflavio de Oliveira Ferreira – Presidente Amicro Imperatriz e Consultor da Mad Soluções Ltda.

15/09/2012
·         19:00 as 20:30 Gestão financeira: como plantar e colher resultados operacionais
o   Palestrante: Adriana Santos – Consultora  Pontual Contabilidade
·         20:30 as 21:00 Workshop:  Boas práticas de higiene na alimentação  –  Turma de nutrição da Unisulma.
·         21:00 as 22:00 Financiamento e linhas de credito: Quando, Onde e Como.
o   Palestrante: Jeferson Rodrigues da Silva – Economista e Consultor em Projetos Financeiros

REALIZAÇÃO

    










PATROCINADORES












APOIO






















Obs.: o evento terá certificado  de 20 horas para todos os participantes


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

(99) 35282576 (99) 91285848 (99)81495455
Rua Para n.586 entre Bernado saião e Fortunato Bandeira - Nova Imperatriz - Imperatriz/MA
SKYPE: amicro.imperatriz


quinta-feira, agosto 30, 2012

FALTA MENOS DE UM MÊS PARA INAUGURAÇÃO DO IMPERIAL SHOPPING


O empreendimento será responsável pela geração de vários empregos, além de servir como forte aquecedor da economia local

A partir de hoje (28), começa a contagem regressiva para a inauguração do Imperial Shopping. O cronograma está sendo cumprindo rigorosamente para que, no dia 27 de setembro de 2012,ele abra as suas portas para a população de toda a região Tocantina. Para isso, passos importantes já foram dados. Na parte externa, a fachada já ganhou as cores e detalhes do projeto arquitetônico. Internamente, as lojas já estão sendo montadas, os elevadores panorâmicos já foram instalados e todo o piso já foi finalizado.

O Imperial Shopping Center será para Imperatriz e região um importante marco comercial, arquitetônico e social, contribuindo para a modernização da cidade. O conceito do empreendimento é de shopping regional, ou seja, além de atender ao público de Imperatriz, ele vai servir também às cidades da região Tocantina, que ao todo somam 49 cidades. Esta classificação deve-se ao porte do empreendimento, número e diversificação de operações e, em especial, por estar localizado próximo às principais vias de acessoaos municípios, como a BR 010.

O Imperial Shopping também oferecerá variadas opções de entretenimento, lazer e cultura, em um espaço bastante confortável.Praça de eventos, 5 salas de cinema da franquia Cinesystem e uma praça de alimentação com 18 lojas.
Segundo Marcos Regada Filho, diretor do shopping, a Franere, construtora do empreendimento, está trabalhando para que o cronograma seja cumprido e o shopping abra as portas com tudo inaugurado. “As obras seguem dentro da normalidade, todos nós estamos empenhados para que o Imperial abra com todo o seu mix de loja em pleno funcionamento”.

ESTRUTURA – O shopping será composto por três andares, subsolo destinado a estacionamentos e dois pisos para estabelecimentos comerciais, englobando 180 lojas. A climatização será feita por um sistema de ar condicionado moderno, com torre de água gelada. Para acessar os pisos, haverá um elevador semipanorâmico e escadas rolantes dotadas deelementos táteis de inox para melhor assegurar o deslocamento dos deficientes visuais e demais pessoas com limitações.

ALIMENTAÇÃO –A praça de alimentação será composta por 18 lojas e capacidade para atender 1115 pessoas. No setor de alimentação já estão confirmadas algumas redes conhecidas do público, como o Bob's, Subway, Picanha Grill, Spoleto, Premiatto, Donna´s, Ice Melow, Yoggi, Rei do Mate, Taipan e Pastelândia.

ESTACIONAMENTO –Com uma oferta de 1500 vagas de estacionamento, sendo 80% delas cobertas, o centro de compras vai dispor ainda de espaço preferencial no estacionamento com 40 vagas exclusivas para pessoas especiais, todas com sinalização padronizada e de fácil acesso.

MIX DE LOJAS – Das 180 lojas,o shopping vai contar com cinco âncoras, duas semiâncora e um hipermercado. Somados às demais lojas satélites, estas marcas vão oferecer um mix equilibrado para atender às mais diversas necessidades do público. O Imperial traz C&A, Riachuelo, Lojas Americanas, Lojas Avenida, Le Biscuit, cinema Cinesystem, Loja Centauros, entre outras.

EMPREGOS – Desde o início das obras, em junho de 2010, a construção do shopping tem gerado impacto positivo na economia local. Na fase de construção, foram gerados 900 vagas de emprego.A expectativa é que, com o shopping em funcionamento, sejam gerados cerca de 1800 empregos.

DIVERSÃO– O Imperial contará com uma praça de eventos para receber atrações de todo país. Pensando nisso, o shopping firmou parceria com a Big Ice – empresa especializada em implantação de pista de gelo para ocupar o espaço de eventos. A pista de patinação no gelo deve funcionar durante os meses de novembro, dezembro de 2012 e início de 2013.
Além do mais, as crianças terão uma área exclusiva, um playground- parque de recreação com 649m². O espaço terá várias opções de entretenimento com brinquedos eletrônicos, educativos e de interação, como trenzinho, carrossel, autopista, move e dance, redbaron (avião), entre outros. No local, também serão promovidos eventos culturais para toda a família.

CINEMA – Como nos mais modernos centros de compra do país, o Imperial Shopping contará com cinco salas de cinema, todas com tecnologia digital, sendo 2 salas 3D. As salas do tipo multiplex stadium foram projetadas para oferecer o máximo de conforto aos telespectadores, com poltronas reclináveis e a possibilidade de compra e reserva de lugares pela internet (ASSESSORIA DE IMPRENSA).

quarta-feira, agosto 22, 2012

X Enel no Norte e Nordeste

Evento de caráter regional acontece em outubro na cidade de Imperatriz e vai reunir produtores de leite e derivados e demais interessados na vasta programação de cursos, oficinas e palestras ofertadas.


Os preparativos para a realização do X Encontro Nordestino de Leite e Derivados – ENEL  estão acelerados no Sebrae Maranhão. Com objetivo de obter a maior participação possível do público-alvo, a Gerência de Operações da instituição, juntamente com a equipe da Unidade Regional em Imperatriz, cidade que sediará o evento de 24 a 26 de outubro, já iniciou a divulgação do mesmo nos estados do Norte e Nordeste.

Foram realizados eventos de divulgação do X ENEL em Marabá (PA), Jaguaribe (CE), Natal (RN) e Sousa (PB). Amanhã, dia 24, a equipe do Sebrae-MA estará com os produtores de Recife (PE) e, na próxima terça-feira, 28, com os de Batalha (AL), repassando informações sobre a programação da décima edição do ENEL. Estão agendados para setembro, os estados de Sergipe, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás – apesar deste último não pertencer ao Norte e Nordeste, entrou na lista por ter um grande número de produtores de leite e de laticínios.

O Enel é destinado produtores rurais, indústrias de laticínios, empresários, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais em geral, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores interessados pela temática. O evento tem foco em inovação, tecnologia, gestão de negócios e mercado e foi criado pelo Sebrae, precisamente pelo Sebrae do Grande do Norte, com objetivo de ser um espaço de discussão para a melhoria contínua da qualidade do leite e derivados produzidos na região Nordeste.

A programação deste ano abordará as cadeias da Bovinocultura de Leite, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras. No pavilhão do centro de Convenções de Imperatriz integrará 48 estandes de empresas expositoras de máquinas e equipamentos,  serviços, insumos e embalagens.

O evento contará com os espaços “Cine Produtor” e “Olimpíadas do Empreendedor”, onde o participante poderá obter, respectivamente, conhecimento técnico sobre as cadeias produtivas que pautarão o evento, bem como noções sobre empreendedorismo. A programação também destaca um Encontro de Negócios, uma Vitrine de Produtos Lácteos – com a participação de 12 indústrias de laticínios com atuação nacional, regional e local – e um espaço Sebrae voltado para o atendimento a empreendedores. 

“A décima edição do Enel é articulada desde o ano passado junto aos parceiros institucionais, com quem o Sebrae alinhou diversas ações em conjunto, inclusive a programação de capacitações,  palestras e o pavilhão de exposição.  Por meio da nossa Unidade Regional em Imperatriz, já foram realizadas também inúmeras reuniões com o setor hoteleiro da cidade e dos municípios vizinhos, no raio de 100 Km,  no sentido de prepará-lo para hospedar as caravanas de produtores e missões técnicas que participarão do evento”, informa o gerente de Operações do Sebrae-MA, Mauro Borralho, que também é coordenador estadual da décima edição do Enel.

BOX 1:
Cronograma


Ações
Exposição de máquinas e equipamentos
01
Palestras/mesas redondas/painéis
60
Oficinas Tecnológicas
20
Concurso de Lácteos
01
Exposição de Animais
01
Encontro de Negócios
01
Vitrine de Lácteos
01
Caravanas e Missões Técnicas
20

BOX 2:

Contexto maranhense


A participação da Região Nordeste em relação à produção nacional de leite e derivados apresentou forte evolução na última década, sendo a terceira região que mais cresceu em participação neste período – em torno de 69%. A produção da Região Nordeste equivale a 13,1% da produção nacional, com uma produção de leite de aproximadamente 3,8 bilhões de litros em 2009, segundo dados do IBGE.  A evolução é, certamente, produto de um trabalho árduo, desenvolvido pelos produtores e apoiado por um conjunto de instituições que contribuem para o crescimento do setor.

No contexto da região Nordeste, o Maranhão apresentou destacado crescimento de 156% entre os anos de 1999 e 2008, com um salto de 143 milhões de litros em 1999 para 365 milhões de litros em 2009, atingindo o quatro lugar no ranking dos estados nordestinos. Imperatriz está dentro deste cenário de grande escala de produção e consumo de lacticínios: a cidade consome cerca de 10 milhões de litros de leite por ano. 

“O ambiente favorável que atualmente se apresenta no Maranhão, aliado a uma articulada estratégia estadual de desenvolvimento do setor produtivo de Leite e Derivados, propicia a realização deste importante evento técnico e mercadológico no estado. Será uma grande oportunidade para quem faz parte dessa cadeia produtiva de participar de capacitações, realizar negócios, conhecer as novas tecnologias do setor e, assim, melhorar a qualidade e competitividade dos produtos lácteos no estado e na região Nordeste”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo.

SEBRAE/MA escritório Imperatriz

((99) 35252254 / (98) 99711487
Rua Alagoas, nº 300, Imperatriz - Ma

sábado, agosto 11, 2012

Palestra em Homenagem aos Pais: "Transforme sua empresa em uma Maquina de Vendas"

A amicro Imperatriz em parceria com o CEAPE homenageiam os pais com uma palestra com foco em ensinar os empresários e melhorarem os resultados de vendas das empresas, estiveram presentes varios empresários da região tocantina e da cidade de imperatriz, o palestrante Flavio Oliveira levou empolgação e motivação aos participantes desse evento.

















agora é nos preparar para o proximo evento que será um sucesso aguardem.

quarta-feira, agosto 08, 2012

Incêndio de grandes proporções destrói galpão da Ciclista Bodim

Curiosos arriscam a própria vida para presenciar o fato

| quarta-feira 8 agosto 2012 às 22:57
Por volta das 21h desta quinta-feira (08) começou um incêndio de grandes proporções no galpão da Ciclista Bodim, que fica localizada na esquina das ruas Brasil e Coriolano Milhomem no bairro Nova Imperatriz.
Bombeiros e Defesa Civil tentam controlar as chamas, mas o fogo se espalha rapidamente e ameaça derrubar toda a estrutura do galpão. As causas ainda são desconhecidas. Populares dizem que houve curto circuito, mas essa informação não foi confirmada por nenhum órgão. Todavia parte do bairro está sem energia.
Curiosos arriscam a própria vida para presenciar o fato, o que tem irritado o Corpo de Bombeiros. O incêndio desafia permanecer durante muito tempo aceso.
A empresa Bodim trabalha com peças e acessórios para bicicletas no estado de Maranhão.
Texto e Fotos: Rodrigo Reis – dominuto.com
Deixe seu comentário sobre a matéria 

sexta-feira, agosto 03, 2012

Amicro promove cursos de qualificação profissional


Associação firmou parceria com empresas para capacitar mão de obra desqualificada.

02/08/2012 00h00
Imperatriz - A Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Imperatriz (Amicro) está promovendo um curso de qualificação para candidatos a vagas de emprego em empresas da cidade. Mais de 50 empresas de vários segmentos firmaram parceria com a entidade no Projeto Central de Vagas, que não tem prazo para acabar.

Qualquer pessoa interessada em um emprego poderá participar do curso de empregabilidade que tem três horas de duração, uma vez por semana na sede da entidade.

O presidente da associação, Antônio Madiflávio Ferreira, disse que o projeto surgiu após a entidade fazer um levantamento das dificuldades que as empresas vinham enfrentando no recrutamento de candidatos.
“A gente começou fazendo o curso dentro das empresas, que logo firmaram convênio conosco para treinar os candidatos”, destacou Antônio Madiflávio Ferreira.

No curso, são abordados temas como o plano de carreira profissional do candidato, a forma ideal de responder uma entrevista pessoal e como elaborar um currículo.

Após o curso, a entidade encaminha o candidato à empresa conveniada e ainda faz o acompanhamento desse profissional. “Nós observamos se o candidato ficou na empresa, e se não ficou, o porquê de não ter sido aproveitado. Geralmente podem ocorrer três situações para ele não ser absorvido: erro na avaliação do perfil do candidato, erro na informação repassada pela empresa sobre o perfil para a vaga ou o próprio candidato não repassar as informações completas sobre sua pretensão”, observou o presidente da Amicro.
Com a parceria, as empresas bancam o curso, mas, nos casos em que o candidato participa da capacitação sem antes ter sido referendado por alguma empresa, ele tem de pagar uma taxa de R$ 20,00 para adquirir o material didático.


Palestras - Além do curso, a entidade vem promovendo palestras e cursos relâmpagos em instituições de ensino como faculdades e escolas públicas. “Nessas palestras, nós não cobramos nada das instituições de ensino e apenas condicionamos a participação à doação de 1 kg de alimento pelos participantes. Os donativos são doados a entidades carentes da cidade”, informou Antônio Madiflávio Ferreira.

De acordo com o presidente, a iniciativa vem surtindo efeito positivo, porque acelera o processo de seleção de profissionais. A fase de treinamento geralmente realizada pela empresa é abreviada com a parceria.
Com o sucesso desse projeto na cidade, a diretoria da Amicro já pensa na ampliação das ações para outros municípios da Região Tocantina.

http://www.blogsoestado.com/joaorodrigues/

Onde já estive