Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Entrevista:Danilo Lisboa Borges ao Jornal O Progresso


Entrevista:Danilo Lisboa Borges

Gerente do Sebrae em Imperatriz faz balanço de ações e destaca parcerias
Raimundo Primeiro
Qual o maior desafio do gerente municipal do Sebrae?

Danilo Lisboa Borges - Os desafios são enormes, mas, sem dúvida, um dos principais é garantir a correta execução dos projetos com foco na maximização dos resultados para o sucesso do nosso cliente. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região com qualidade nos serviços e a satisfação dos clientes.

Quais as principais ações desenvolvidas hoje pelo órgão na cidade?

Danilo Lisboa Borges - São dezenas de ações nos diversos setores da economia. Posso destacar o forte apoio à bacia leiteira da região, através de ações de difusão tecnológica, e o fortalecimento de grupos de empreendedores das áreas do comércio, serviço e indústria como algumas das principais.

Qual a média de atendimentos prestados pela Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-MA?

Danilo Lisboa Borges - Realizamos dois tipos de atendimentos. No balcão, ou seja, a clientes que procuram o Sebrae e também em nossos serviços itinerantes, nos diversos municípios. Em média, registramos mais de 300 atendimentos por semana em todo o território da nossa atuação.

Quais serviços são preponderantes na demanda local?

Danilo Lisboa Borges - Serviços na área de orientação empresarial, da administração e financeira, e também na área da capacitação empresarial.

Como o senhor definiria o desempenho do Sebrae atualmente em Imperatriz?

Danilo Lisboa Borges - Considerando as avaliações a que somos submetidos, considero que tivemos uma atuação excelente, tanto para o nosso cliente interno quanto para o externo. Espero que em 2011 possamos avançar na qualidade da prestação dos serviços e no retorno ao nosso cliente.

Como o senhor avalia a resposta aos serviços prestados pelo órgão na cidade?

Danilo Lisboa Borges - Para aqueles clientes que nos procuram a fim de resolverem seus problemas básicos, bem como aqueles cadastrados em nossos projetos, temos obtido uma grande resposta, um ótima resposta. Entretanto, entendo que o empresariado local precisa conhecer mais os produtos e serviços do Sebrae, pois, com certeza, alguns deles se encaixam perfeitamente na demanda.

Quais são os principais resultados e dificuldades enfrentadas pelo órgão na cidade?

Danilo Lisboa Borges - Na verdade, as dificuldades são mais de implementação dos projetos e de conscientização do público e parceiros quanto à importância de sua participação.

Quais as maiores barreiras enfrentadas pelas pequenas empresas no mercado regional?

Danilo Lisboa Borges - Com certeza, a falta de conhecimento sobre a condução de seu negócio e o amadorismo que observamos em alguns empreendimentos. Claro que nem todos, mas a grande maioria possui problemas de gestão básicos que emperram o seu desenvolvimento.

O senhor poderia apontar três pontos essenciais ao crescimento dos pequenos negócios?

Danilo Lisboa Boges - Conhecimento, determinação e inovação.

E quanto à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa? O empreendedor individual vai realmente exercer algum impacto na economia?

Danilo Lisboa Borges - A Lei Geral é um marco regulatório único em favor da micro e pequena empresa no Brasil. Em 2010, conseguimos a implementação dessa lei em 17 dos 20 municípios de nossa regional. Isso significa que conseguimos, juntamente com diversos parceiros, conscientizar o poder público da necessidade e da importância dessa regulamentação para a economia local. O desafio agora será a municipalização da Lei Geral, ou seja, é promover a sua aplicação correta em benefício dos micro e pequenos negócios de cada município do Estado.

O empreendedor individual é outra grande conquista, pois permite a todo trabalhador informal ter acesso a benefícios que antes eram totalmente excluídos, como, por exemplo,aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, etc. Além disso, dá direito a um CNPJ, que facilita muito a sua vida empresarial, tornando-o definitivamente formal. Imperatriz já possui mais de 1.400 empreendedores registrados, segundo a Receita Federal. E esse número não para de crescer.

Como conciliar a Lei do Empreendedor Individual com a existência de microempresários na informalidade?

Danilo Lisboa Borges - Costumo dizer que, desde a implantação do empreendedor individual no Estado, em fevereiro de 2010, só não se formaliza quem não quer. Isso porque o registro é gratuito e o recolhimento é limitado a apenas ao ISS (R$ 5,00), ICMS (R$ 1,00) e INSS (11% do salário mínimo).

Qual sua perspectiva do desenvolvimento da economia regional, em especial nos setores da indústria e de serviços?

Danilo Lisboa Borges - Considero que a região tocantina viverá um clima de grandes acontecimentos neste ano de 2011. Com a implantação dos grandes projetos de investimento já previstos, a demanda por produtos e serviços crescerá exponencialmente. Já podemos verificar isso em alguns setores, como o da construção civil e vestuário.

Em sua opinião, que segmentos precisam ser mais bem explorados em Imperatriz?

Danilo Lisboa Borges - Em Imperatriz, diversos segmentos ainda precisam ser bem mais explorados. Posso citar os serviços de hospedagem e alimentação, setores que têm muito a crescer.

O que senhor diria ao pequeno empresário ou profissional interessado em se preparar para bem exercer o seu papel no atual quadro de transformações econômicas, sociais e tecnológicas?

Danilo Lisboa Borges - Diria que o mesmo nunca pare de buscar informações e atualizar-se, pois o conhecimento sempre será o seu principal diferencial.Nome: Danilo Lisboa Borges Nascimento: 27-1-1980 Naturalidade: São Luís – Maranhão Residência: Moro em Açailândia, com minha esposa, Rosilene, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae-MA na vizinha cidade, e meu filhoTempo que trabalha em Imperatriz: 2 anos

Formação: Economista (Ufma), especialista em gestão de projetos (FGV) e em gerência de arranjos produtivos locais (Cepal)Cargo: Gerente da Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-MA

HISTÓRICO:

Entrou em 2005, gerenciando alguns projetos na Capital, entre os quais o Programa de APLs. Em 2007, foi para Balsas, permanecendo até 2009, quando recebeu o convite para assumir a gerência da UN de Negócios de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Onde já estive