Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sábado, maio 08, 2010

O que é uma incubadora de empresas?

Uma Incubadora de Empresas é um ambiente planejado e protegido, propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas interessadas em investir em novos projetos. É também uma forma interessante de se diminuir o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas que, de acordo com o Sebrae, no brasil gira em torno dos 56% até o terceiro ano de vida das empresas. Como o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, essas oferecem aos desenvolvedores dos projetos que estão sendo incubados um ambiente flexível e encorajador, além de uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem menor do que no mercado, visto que esses custos

são rateados e as vezes subsidiados. Tais facilidades podem ser descritas da seguinte forma:

  • Infraestrutura como salas individuais e coletivas, laboratórios, auditório, biblioteca, salas de reunião, recepção, dentre outros.
  • Serviços como telefonia, acesso à internet, recepcionista.
  • Assessorias contábil, jurídica, gerencial, de gestão financeira, de comercialização, dentre outras.
  • Qualificação através de treinamentos, cursos, assinaturas de revistas e jornais.
  • Network através de contatos com entidades governamentais e investidores, participação em eventos de divulgação das empresas, fóruns e outros.

A chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora é grande devido ao processo de seleção dos projetos. Os melhores projetos são selecionados e os empreendedores mais aptos vêm à tona, o que amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.

Existem Incubadoras de Empresas fechadas, onde cada empresa possui o seu módulo, ou espaço privativo de trabalho, constituído de uma ou mais salas pequenas, mais os espaços coletivos a serem utilizados por todos. As Incubadoras de Empresas abertas, as empresas incubadas não precisam estar instaladas no mesmo local. Elas contam com os serviços de apoio e usam circunstancialmente a estrutura compartilhada, como é o caso, por exemplo, das incubadoras de cooperativas. No mercado há variados tipos de Incubadoras de Empresas. Veja: A maioria das incubadoras tecnológicas são do tipo fechada. A CELTA, sediada em Florianópolis e ligada à fundação CERTI, por exemplo, funciona no campus da Universidade de Santa Catarina (UFSC) possui 36 empresas incubadas instaladas num prédio de 11,1mil metros quadrados. As empresas estão instaladas em módulos que variam de 30 a 40 metros quadrados e dispõe de bibliotecas, sala de reunião, auditório, laboratórios, e afins. A CELTA obteve destaque nacional ao desenvolver a urna eletrônica, aprovada pelo tribunal Superior Eleitoral. Outras incubadoras deste tipo são a GÊNESIS, sediada na PUC-RJ e COPPE, sediada na UFRJ. Podemos destacar também as incubadoras tecnológicas do tipo mista, como o CIETEC, localizado no campus da USP, que utiliza tanto a modalidade fechada, quanto aberta para incubadoras. Incubadoras tradicionais do tipo fechada são aquelas que atuam nos setores ditos tradicionais como indústrias de confecção, embalagens, eletro-eletrônicos, plásticos. Um exemplo é o programa de incubadoras de empresas desenvolvido pela FIESP/CIESP/SP, conhecido como Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, que teve seu início com a instalação da Incubadora na cidade de Itu, em maio de 1991, hoje possui 13 núcleos em funcionamento distribuídos pela capital e o interior do Estado de São Paulo. Esses núcleos abrigam cerca de 82 empresas, gerando 482 empregos diretos.

As Cooperativas Populares tiveram sua vez nas incubadoras tradicionais do tipo aberta. A idéia nasceu na Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e teve sua consolidação através do INTECCOPPE/UFRJ – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – que, em três anos de existência incubou cerca de 25 cooperativas populares no estado do Rio de Janeiro. A partir da experiência do INTECCOPPE, o FINEP está desenvolvendo um programa para levar esta tecnologia a todas Universidades Federais do Brasil. Este modelo de incubadora presta os serviços necessários à montagem e acompanhamento do desenvolvimento de cooperativas. Tem um projeto que não sabe direito como torná-lo realidade ou necessita de ajuda profissional de baixo custo para tocar este mesmo projeto? Que tal contar com a ajuda da Incubadora de Empresas mais próxima de sua casa?

Nenhum comentário:

Onde já estive